Av. Jamarís, 632 • Moema • São Paulo


  Contato : (11) 5051-4042

Tratamento de pés diabéticos

Tratamento de pés diabéticos

Os pés dos portadores de diabetes estão particularmente em risco. Em sua evolução, a diabetes leva à perda de sensibilidade nos pés, à diminuição da circulação de sangue, à perda da capacidade de cicatrização e de defesa contra infecções.


A falta de sensibilidade facilita a ocorrência de lesões nos pés, gerando o que chamamos de porta de entrada para bactérias. Como a capacidade de defesa nos diabéticos é diminuída, essa infecção pode se alastrar mais rapidamente e, pior, sem gerar sintomas em um primeiro momento, atrasando o diagnóstico e o tratamento.


A presença de diabetes mal controlada leva à deterioração das artérias das pernas após algum tempo, prejudicando a condução do sangue até os pés, com chance de gangrena e amputação.


O uso de sapatos adequados, que sejam largos, macios e confortáveis, é imprescindível, assim como a inspeção antes de calçar, à procura de objetos em seu interior.


O diabético deve evitar ao máximo andar descalço ou com os pés desprotegidos, assim como colocar os pés em qualquer tipo de banho de imersão em água aquecida.


(Fonte: Dr. Marcelo Rodrigo de Souza Moraes CRM-SP: 81784)


O podólogo faz parte de uma equipe multidisciplinar de saúde, na qual atua com especialistas da área médica, tratando e orientando para a prevenção de podopatias causadas pelo diabetes. A melhor forma de prevenir complicações é o diagnóstico e controle precoces do diabetes associado aos cuidados com os pés.